Dúvidas Frequentes
Como é a primeira consulta?
Na primeira consulta é realizada avaliação, que compreende: anamnese, avaliação física global e avaliação específica dos músculos do assoalho pélvico, abdômen e posição dos órgãos pélvicos. Caso você tenha exames trazer na primeira consulta, ex: ultrassom, urodinâmica, entre outros.
Preciso de uma indicação médica antes de marcar uma consulta?
Não é necessário encaminhamento médico para realizar a consulta. O que preconizamos, quando permitido pelo paciente, é manter contato com seu médico sobre a nossa atuação como fisioterapeutas.
Como são cobradas as consultas?
As consultas são cobradas de forma particular.
Nós oferecemos planos para gestantes, pacientes que necessitam de acompanhamento semanal e para pacientes que realizam acupuntura auricular.
Como devo me preparar para a avaliação?
Para avaliação, será realizada palpação digital dos músculos do assoalho pélvico (períneo) por meio de exame ginecológico, não é necessário preparação.
Como é feita a palpação do períneo feminino?
O fisioterapeuta faz uma palpação muscular do períneo intravaginal.
Como é a continuidade do tratamento?
Após avaliação e análise dos exames, serão estabelecidos objetivos e conduta de tratamento de acordo com a necessidade de cada paciente, bem como serão definidos quantas vezes durante a semana serão necessárias para dar continuidade ao tratamento, podendo variar de 1 a 3 vezes na semana ou seguir com orientações domiciliares quando indicado.
Como garantir meu agendamento?
O paciente deve ter responsabilidade com a sua data e horário agendado. Na impossibilidade de comparecer à consulta ou sessão agendada avisar com 2 horas de antecedência para possível remarcação e garantir sua vaga.
Como é realizado o acompanhamento gestacional?
A primeira consulta pode ser realizada a partir da 12a semana gestacional, nela é realizada avaliação, que compreende: anamnese, avaliação física global e avaliação específica dos músculos do assoalho pélvico, abdômen e diástase. O exame de palpação dos músculos do assoalho pélvico é realizado por meio de exame ginecológico, não é necessário preparação. Após avaliação e análise dos exames, serão estabelecidos objetivos e conduta de tratamento de acordo com a necessidade de cada trimestre gestacional, bem como serão definidos quantas vezes durante a semana/mês serão necessárias para dar continuidade ao acompanhamento fisioterapêutico.
Como é feita a preparação do corpo para gestar?
Objetivos gerais durante a gestação: praticar semanalmente exercícios para fortalecimento e relaxamento da musculatura de assoalho pélvico, preparando essa musculatura para receber a massagem perineal no final da gestação. Manter a musculatura ativa, força, controle, coordenação, equilibrar o tônus e melhorar consciência da contração/relaxamento. Durante a avaliação você aprenderá como realizar esses exercícios para os músculos do assoalho pélvico e você poderá praticar sozinha quando indicado ou com a orientação do fisioterapeuta. Além disso, são indicados exercícios de mobilização pélvica, fortalecimento e alongamento dos músculos necessários para manter equilíbrio corporal, evitar e tratar dores e que darão suporte na gestação, no parto e retorno do corpo no pós parto.
Desejo ter parto normal, o que fazer?
A partir da 36o semana de gestação: indicado realizar a massagem perineal, exercícios, respirações, treinamentos e posicionamentos específicos para essa fase gestacional. Além de, orientações sobre cada fase do parto e o que você pode preparar desde já para este dia.
Não está encontrando o que procura? Entre em contato, será um prazer ajudar.