Pelve feminina - um olhar atento à sua saúde!
- Adriana Piccini & Thaís Siqueira
- 11 de fev. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 12 de fev. de 2021
A pelve feminina aloja os seguintes órgãos pélvicos: bexiga, útero, tubas uterinas, ovários, vagina e reto (imagem), que incluem as porções finais dos sistemas urinário, genital e digestório.

🔸 A bexiga tem a função de reservatório temporário de urina e tem tamanho, formato e localização variáveis de acordo com seu estado de plenitude e o estado dos órgãos adjacentes.
🔸 A uretra feminina tem cerca de 4 cm de comprimento e tem a função de transportar a urina da bexiga para o meio externo.
🔸 O útero é um órgão muscular oco que apresenta paredes espessas e aloja o embrião e o feto no período da gravidez.
🔸 As tubas uterinas têm aproximadamente 10 cm de comprimento e desempenham a função de transporte dos oócitos (gametas femininos) liberados pelo ovário durante a ovulação, além de servir de local habitual para que ocorra a fecundação.
🔸 Os ovários são as gônodas femininas que produzem os oócitos e os hormônios sexuais femininos.
🔸 A vagina é um canal fibromuscular com aproximadamente 10 cm de comprimento e serve de canal para escoar o líquido menstrual, constitui o canal de parto e recebe e envolve o pênis e o sêmen durante a relação sexual.
🔸 O reto é a porção pélvica do sistema digestório que recebe e mantém a massa fecal até o momento da sua expulsão.
A cavidade pélvica é delimitada inferiormente pelos músculos do assoalho pélvico (imagem). Falaremos sobre esses músculos e suas funções em um outro post, fiquem atentos!
Conteúdo por Dra. Thaís Siqueira
Referência: Baracho, 2018.
Ilustração: Alila Medical Media.
Imagem: <a href='https://br.freepik.com/fotos/mulher'>Mulher foto criado por kjpargeter - br.freepik.com</a>
Comments